cadeado3 Área do associado - Cadastro

Associado - LOGIN

Fusões e aquisições com perspectiva de crescimento em 2020

Fusões e aquisições com perspectiva de crescimento em 2020

Embora lenta, a melhora geral da macroeconomia, com a queda dos juros e os avanços nas reformas administrativa e tributária, está reanimando o ambiente de negócios para fusões e aquisições, mais conhecidas como M&A, de mergers & acquisitions.

Na opinião de Oscar Gundim Jr, sócio da IN.BUSINESS, consultoria em estratégia empresarial especializada em M&A, operações dessa natureza tendem a crescer no mercado em geral e também no setor de distribuição de medicamentos. Em 2019, segundo dados do TTR (Transactional Track Record), foram registradas 1.448 dessas operações (+ 58,6% sobre 2018), que movimentaram R$ 307 bilhões. Em volume de recursos, o aumento foi de 17%.

“O cenário de recuperação macroeconômica indica um momento favorável para a ocorrência de operações de M&A, com empresas de todos os ramos se movimentando para acelerar seu crescimento e ganhar eficiência e competitividade. Fusões e aquisições também são uma tendência no mercado de distribuição de medicamentos, um setor atraente por seu tamanho e ainda bastante pulverizado”, afirma Oscar.

Em sua visão, a consolidação nesse setor faz todo sentido, pois, além de pulverizados, os distribuidores de medicamentos lidam nas duas pontas com empresas de grande porte. De um lado, estão os laboratórios farmacêuticos, que são os fornecedores, e de outro, estão os clientes, que incluem hospitais e clínicas e, no caso do varejo, grandes redes de farmácias e drogarias. Oscar explica que, após uma fusão ou aquisição, a nova empresa ganha musculatura para negociar com clientes e fornecedores.

Mercado favorável

Segundo o sócio da IN.BUSINESS, fusões e aquisições são operações que permitem acelerar o plano estratégico das empresas, seja para ampliar a participação de mercado, o portfólio ou a carteira de clientes. “M&A permite dar um salto de tamanho, muito mais rápido do que ações visando o crescimento orgânico. A busca tem de ser por empresas complementares seja em portfólio, tecnologia, ativos, capacidade produtiva ou cobertura geográfica, evitando sobreposições e maximizando as potenciais sinergias. Para encontrar o melhor parceiro, é importante contar com a assessoria de uma empresa especializada em M&A, tanto quem está comprando como quem está vendendo”, compara.

Além de planejar e executar toda a operação para obter os melhores resultados, a assessoria de especialistas também coordena as negociações, a elaboração dos contratos e a due diligence, processo que identifica, quantifica, evita e minimiza riscos fiscais, trabalhistas, ambientais e comerciais. “Se não estiver bem preparado, o projeto pode morrer no caminho, perdendo-se tempo, investimentos e oportunidades.”

Oscar destaca ainda que, além de investimentos diretos de empresas do próprio setor de distribuição, o mercado está favorável a investimentos por parte dos fundos de private equity. Segundo o executivo, em 2019, os fundos tinham mais de R$ 36 bilhões para investir em empresas de vários setores, buscando companhias para comprarem ou se associarem a fim de otimizar os negócios e torná-los mais rentáveis, aumentando seus valores de mercado. “Os setores ligados à saúde, como a distribuição de medicamentos, são considerados muito atraentes por estarem em crescimento e serem propícios à consolidação”, conclui Oscar, da IN.BUSINESS.

Editora Conteúdo/Abgail Cardoso


  16  Abr  2020 ,
Empresas Associadas
  • Associado 06
  • Associado 04
  • Sem Ttulo 2
  • Associado 09
  • Associado 12
  • Associado 05
  • Associado 01
  • Associado 02
  • Associado 07
  • Logo Associada Expressa
  • Logo Associada 22 04 19
  • Logo Hospinova
  • Logo 4 Bio

    telefone rodape(11) 2385-5860

    endereco rodapeRua Verbo Divino, 2001 | Torre B - Sala 607
    Chácara Santo Antônio - São Paulo/SP

    facebook icon  instagram icon   linkedin icon

    Cadastre para receber informações da Abradimex:


    ABRADIMEX - Todos os direitos reservados - 2020

    amontano rodape