Brasil soma 42% do mercado farmacêutico na América Latina
A venda de medicamentos no Brasil representa 42% do faturamento total do mercado farmacêutico na América Latina, considerando a receita em dólares no ano passado. O país está US$10 bilhões à frente do México e ampliou a diferença em relação à terceira colocada Colômbia.
O mercado farmacêutico brasileiro movimentou US$19,5 bilhões no ano passado, contra US$17,5 bi de 2021. O crescimento de 11,3% está em linha com a alta de 12,3% registrada em toda a região.
Apesar de alguns impactos negativos da pandemia para carros-chefes do setor, como antibióticos e antigripais, as áreas terapêuticas de cardiometabolismo, diabetes e sistema nervoso central obtiveram um avanço médio de 20% a 30%. No caso dos suplementos vitamínicos, o incremento chegou a 40%.
O Brasil tem um faturamento superior ao da soma dos três outros players mais relevantes:
México (US$9,5 bilhões)
Colômbia (US$4,3 bi)
Argentina (US$4,2 bi).
Esse último, em particular, apresentou a maior evolução percentual no ano – 48,4%. A migração do consumo para as lojas de bairro a partir de pandemia deu sobrevida às farmácias independentes, majoritárias no mercado argentino.
Fonte: Panorama Farmacêutico
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