Durante todos esses anos que tive a oportunidade de conviver com profissionais das áreas financeira, Crédito & Cobrança, Risco, Comercial e Marketing, foram inúmeras vezes que reparei a grande dificuldade de alinhamento, relacionamento e comunicação entre estas áreas.
Na maioria das reuniões de planejamento, comitês de crédito e comercial, entre outras, observei situações dignas de Faroeste, ainda bem que os participantes não estavam armados literalmente. Porém, todos estavam armados mentalmente, e seus argumentos mais pareciam revolveres, palavras que cortavam mais que facões e posicionamentos mais fortes que cacetetes, amassavam qualquer chance de entendimento. Cada um em sua área de atuação, preocupados somente em defender o seu campo de visão, e na maioria dos casos, todos tinham análises relevantes para a discussão.
Ao final todos voltavam para suas trincheiras, o crédito esbravejando o quanto o comercial só pensa na sua meta, em vender a qualquer custo, como são desorganizados, não exploram os benefícios dos produtos, entre outros argumentos…
Do outro lado, mais reclamações, o comercial aponta como o crédito não sabe o que é vender, ficam sentados em salas com ar condicionado, não tem noção do quão difícil é ganhar um novo cliente, são mestres em burocracia e por aí vai…
Não há como ignorar a relevância da gestão do crédito, principalmente, aos sucessivos sustos e ondas de inadimplência que acometem os segmentos e regiões. Também não é possível tapar os olhos, na dura atividade de buscar novos clientes, bem como aumentar suas receitas na carteira de clientes existentes.
Se você amigo(a), é um(a) profissional destas áreas, com certeza já sentiu na pele o ardor de tais discussões, bem como a frustação de não chegar ao alinhamento de atuação entre os colegas. Por isso, compartilho algumas iniciativas, onde, empresas e seus profissionais, conseguem equilibrar suas motivações, expectativas e metas, criando a “União Estável entre o Crédito e o Comercial”. Ao utilizar a linha de raciocínio da “União Estável”, pretendemos demonstrar que assim como pessoas com personalidades, culturas, crenças, valores e história de vida diferentes, conseguem viver em harmonia em prol de um objetivo comum – atualmente, até do mesmo sexo. Isso é perfeitamente possível entre as áreas do Crédito e o Comercial, ampliando tal visão, inclusive, para áreas como o Financeiro, Risco, Marketing, entre outras.
Não sou um especialista em matrimônio, mas, aprendi observando e estudando o assunto, inclusive, aprendendo ao vivo e em cores com o meu…
Não há fórmulas mágicas, existem vários fatores, mas, a única certeza que tenho é:
Para criar a “União Estável”, é necessário o exercício diário com o propósito de atingir este objetivo!!!
Quando penso na “União Estável entre o Crédito e o Comercial”, é isso, um exercício diário para atingir os objetivos das áreas, e principalmente, da empresa!
Todos que experimentam um relacionamento maduro, sabem que é perfeitamente normal, uma discussão ou bate-boca, as vezes por coisas banais ou reais, um fica bicudo, outro de cara virada. Mas, ao final, sempre há um realinhamento do propósito!
Quem são os responsáveis por manter a “União Estável entre o Crédito e o Comercial”?
Assim como em um matrimônio, o casal é o responsável, em seguida, toda a família. Na empresa e suas áreas, é você caro leitor(a) que está com o chapéu de Gestor o verdadeiro responsável, e em seguida, toda a sua equipe!!!
Seguem algumas sugestões:
– Alinhe claramente o papel de cada área na contribuição para ambos os lados;
– Estimule o cooperativismo entre as equipes;
– Valorizem o compartilhamento de informações para avançar com os negócios;
– Demonstrar como negócios malsucedidos, podem impactar os resultados da empresa;
– Crie um processo de gestão da carteira de clientes e prospecção de mercado, integrado em ambas as áreas;
– Defina qual é o perfil de cliente ideal para manutenção da carteira e prospecção;
– Prepare o plano de metas comercial em conjunto com a área de crédito,
Por último vale lembrar que – Vender é uma responsabilidade da empresa, não de uma área!!!
Um abraço e boas vendas!!!
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